quarta-feira, 14 de março de 2012

O Maior Sólido Geométrico

Você sabia que o maior sólido geométrico feito pelo homem é a pirâmide de Quéops, que fica no Egito?

queops
                 
                     Atualmente sabe-se que a Pirâmide de Quéops media, originalmente, cerca de 146,6 metros de altura (atualmente são 137 metros) e teria uma massa de 31.200.000 toneladas.  Há duas hipóteses para a origem dos 2.600.000 blocos gigantescos que formam a estrutura. Uma é a de que teriam sido recortados das pedreiras, lapidados e transportados de barco através do Rio Nilo, colocados e unidos exatamente, com precisão milimétrica. Outra hipótese diz que estas pedras seriam sintéticas.
                   Cobre uma área de 54 mil metros quadrados (5,4 hectares) e o mais curioso é que, no seu interior não se encontra nenhuma inscrição em contraste com as outras edificações egípcias, que são ricas em hieróglifos..
                    Construída no século XXV a.C., a grande pirâmide era originalmente revestida externamente com pedra calcária polida, fazendo ela brilhar com a luz do sol e tornando-a visível a quilômetros de distância. Tal revestimento foi saqueado há séculos, mas uma amostra de como era ainda pode ser vista no topo da pirâmide adjacente, a Pirâmide de Quéfren.


quefren
Pirâmide de Quefrén ao fundo da famosa Esfinge de Guizé.

                         Segudo o historiador grego Heródoto (nascido no século V a.C.), a pirâmide de Queóps, cujas faces laterais são triângulos isósceles, tem a seguinte propriedade:
"Cada face lateral triangular tem uma área igual a do quadrado construído sobre a altura da pirâmide."


Nenhum comentário:

Postar um comentário