Multiplicando com os dedos
Origem dos sinais de multiplicação e divisão
O sinal de X,
que indicamos na multiplicação, foi empregado pelo matemático inglês Guilherme
Oughtred no livro Clavis Matematicae, publicado em 1631. Ainda nesse
mesmo ano, Harriot, para indicar também o produto a efetuar, colocava um ponto
entre os fatores.
Em 1637, Descartes já
se limitava a escrever os fatores justapostos, indicando, desse modo abreviado,
um produto qualquer. Na obra de Leibniz, encontra-se o sinal ∩ para
indicar multiplicação. Esse mesmo símbolo, colocado de modo inverso, indicava a
divisão. O ponto foi introduzido como um símbolo para a multiplicação por
Leibniz.
A forma a/b
indicando a divisão de a por b, é atribuída aos árabes. A razão entre duas
quantidades é indicada pelo sinal : , que apareceu em 1657
numa obra de Oughtred. O sinal +,
segundo Rouse Ball, resultou de uma combinação de dois sinais existentes -
e : .
Palavras derivadas do quatro
Quadrilátero - polígono de quatro lados.
Quadrante - arco correspondente à quarta parte da circunferência.
Quadrúpede - que possui quatro pés.
Quarteto - trecho de música executado por quatro vozes ou por quatro instrumentos. No caso do quarteto vocal, as vozes que completam são: soprano, contralto, tenor e baixo.
Quatríduo - espaço de quatro dias.
Quaresma - é o espaço de quarenta dias (desde a quarta feira de cinzas), sem contar os domingos, que precedem o domingo da Páscoa. Esse período é consagrado a orações e jejum pelos católicos.
Quartilho - a quarta parte de uma camada.
Quadriênio - período de quatro anos.
Quádruplo - multiplicado por quatro; quatro vezes maior.
Quadricelular - que é dividido em quatro células.
Quadriga - veículo antigo puxado por quatro cavalos.
O fantástico truque das moedas
Pegue 5 moedas e
peça para uma pessoa organizá-las da forma que ela quiser (cara ou coroa
voltada para cima). Por exemplo:
Veja que, nesse
exemplo, foram escolhidas 3 coroas e 2 caras. Agora vire-se de costas e peça
para a pessoa virar quantas moedas ela quiser. Cada vez que ela virar uma
moeda, ela deve dizer a palavra "VIREI".
Quando encerrar, peça para a
pessoa colocar a mão sobre uma das moedas. Agora você vai virar de frente
novamente, e dizer se a moeda que está embaixo da mão da pessoa é CARA ou
COROA! Quer saber como?
O TRUQUE: antes de virar-se de costas,
conte o número de coroas. No exemplo são 3, ou seja, é um número ímpar. Toda
vez que a pessoa disse a palavra "VIREI", o número de coroas troca
de ímpar para par ou de par para ímpar. Por exemplo, na
situação acima, se a pessoa disser "VIREI" três vezes, teremos:
1ª vez - nº de coroas par
2ª vez - nº de coroas ímpar 3ª vez - nº de coroas par
Ao virar-se de frente,
a pessoa estará com a mão sobre uma das moedas, mas você estará vendo as
outras quatro. Então, em nosso exemplo, basta ver se o número de coroas que
você está vendo é par. Se não for, a moeda que está embaixo da mão é COROA.
Caso contrário, é CARA.
Vamos ilustrar nosso
exemplo para que você entenda melhor. Imagine que, das moedas do desenho
acima, viramos a primeira e a segunda. Então teríamos:
Como foram viradas 2
moedas, o número de coroas deve continuar sendo ímpar. Por exemplo, se a
pessoa colocar a mão sobre a quarta moeda:
?
Você saberá que a moeda que
falta é CARA, pois já existe um número ímpar (1) de coroas.
Extraído do site:www.somatematica.com.br
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