sábado, 21 de abril de 2012

FRASES MATEMÁTICAS




FRASES MATEMÁTICAS

               Estas são algumas frases famosas envolvendo a Matemática:

* Felizes aqueles que se divertem com problemas que educam a alma e elevam o espírito. (Fenelon)

* Ao longo do tempo muitos homens conseguiram atingir o êxtase da criação. A estes homens dá-se o nome de MATEMÁTICOS.

* A geometria é uma ciência de todas as espécies possíveis de espaços. (Kant)

* A Matemática apresenta invenções tão sutis que poderão servir não só para satisfazer os curiosos como, também para auxiliar as artes e poupar trabalho aos homens. (Descartes) 

* O espaço é o objeto que o geômetra deve estudar. (Poincaré)

* A Matemática é como um moinho de café que mói admiravelmente o que se lhe dá para moer, mas não devolve outra coisa senão o que se lhe deu. (Faraday)

O céu deve ser necessariamente esférico, pois a esfera, sendo gerada pela rotação do círculo, é, de todos os corpos, o mais perfeito. (Aristóteles)

* Os números governam o mundo. (Platão)

* A noção de infinito, de que é preciso se fazer um mistério em Matemática, resume-se no seguinte princípio: depois de cada número inteiro existe sempre um outro. (J. Tannery) 

* Sem os recursos da Matemática não nos seria possível compreender muitas passagens da Santa Escritura. (Santo Agostinho)

* A Matemática possui uma força maravilhosa capaz de nos fazer compreender muitos mistérios de nossa fé. (SÃO JERÔNIMO)

* Sem a Matemática, não poderia haver Astronomia; sem os recursos maravilhosos da Astronomia, seria completamente impossível a navegação. E a navegação foi o fator máximo do progresso da humanidade. (Amoroso Costa)

* A Geometria faz com que possamos adquirir o hábito de raciocinar, e esse hábito pode ser empregado, então, na pesquisa da verdade e ajudar-nos na vida. (Jacques Bernoulli)

* Entre dois espíritos iguais, postos nas mesmas condições, aquele que sabe geometria é superior ao outro e adquire um vigor especial. (Pascal)

* A Matemática é a honra do espírito humano. (Leibniz)

* Nas questões matemáticas não se compreende a incerteza nem a dúvida, assim como tampouco se podem estabelecer distinções entre verdades médias e verdades de grau superior. (Hilbert)

* Os sinais + e - modificam a quantidade diante da qual são colocados como o adjetivo modifica o substantivo. (Cauchy)

* Os números são as regras dos seres e a Matemática é o Regulamento do Mundo. (F. Gomes Teixeira)

* Zero, esse nada que é tudo. (Laisant)

* O livro da natureza foi escrito exclusivamente com figuras e símbolos matemáticos. (Galileu)

* Uma verdade matemática não é simples nem complicada por si mesma. É uma verdade. (Emile Lemoine)

  * O grande arquiteto do Universo começa a parecer-nos um puro matemático. (James Jeans)

    * Deus é o Geômetra Onipotente para quem o mundo é imenso problema matemático. (Leibniz)

     *Os conceitos mais simples são os mais abstratos. (Ostwald)

     *  A escada da Sabedoria tem os degraus feitos de números. (Blavatsky)

     *  Na Matemática, se a experiência não intervém depois que se deu o primeiro passo, é porque não é mais preciso. (Pontes de Miranda)

     * Na Matemática, para saborear com prazer o fruto é preciso conhecer bem as suas raízes.

      * A Matemática, quando a compreendemos bem, possui não somente a verdade, mas também a suprema beleza. (Bertrand Russel)

    * Se A é o sucesso, então é igual a X mais Y mais Z. O trabalho é X; Y é o lazer; e Z é manter a boca fechada. (Albert Einstein)

    * A música é um exercício inconsciente de cálculos. (Leibniz)

   * Existe um paralelismo fiel entre o progresso social e a atividade matemática, os países socialmente atrasados são aqueles em que a atividade matemática é nula ou quase nula. (Jacques Chapellon)

    * Nunca será um verdadeiro matemático aquele que não for um pouco de poeta. (Karl Weierstrass)

    * Não há ramo da Matemática, por mais abstrato que seja, que não possa um dia vir a ser aplicado aos fenômenos do mundo real. (Lobachevsky)

     *Na maior parte das ciências, uma geração põe abaixo o que a outra construiu, e o que a outra estabeleceu a outra desfaz. Somente na Matemática é que cada geração constrói um novo andar sobre a antiga estrutura. (Hermann Hankel)

      * Matemática, de modo algum, são fórmulas, assim como a música não são notas. (Y Jurquim)

      *Tomando a Matemática desde o início do mundo até o tempo de Newton, o que ele fez é de longe a melhor metade. (Leibniz)

      * A Matemática é a rainha das ciências e a teoria dos números é a rainha das matemáticas. (Gauss)

      * Um problema que vale a pena ser atacado prova seu valor contra-atacando. (Piet Hein)

       *Eu, de boa vontade, morreria queimado como Faetonte, se fosse o preço a pagar para alcançar o Sol e saber qual sua forma, tamanho e substância. (Eudoxo de Cnidos)

      * A álgebra é generosa: frequentemente ela dá mais do que se lhe pediu. (Jean Le Rond d'Alembert)

      * O abandono da Matemática traz dano a todo o conhecimento, pois aquele que a ignora não pode conhecer as outras ciências ou as coisas do mundo. (Roger Bacon)

     *   As abelhas, em virtude de uma certa intuição geométrica, sabem que o hexágono é maior que o quadrado e o triângulo, e conterá mais mel com o mesmo gasto de material. (Papus de Alexandria)

* A Matemática é a mais simples, a mais perfeita e a mais antiga de todas as ciências. (Jacques Hadarmard)

* Um bom ensino da Matemática forma melhores hábitos de pensamento e habilita o indivíduo a usar melhor a sua inteligência. (Irene de Albuquerque)

 *  Aquele que deseja estudar ou exercer a Magia deve cultivar a Matemática. (Matila Ghyka)

  * A Matemática é uma ciência poderosa e bela; problemiza ao mesmo tempo a harmonia divina do universo e a grandeza do espírito humano. (F. Gomes Teixeira)

   * Matemática - a inabalável base das ciências e a abundante Fonte do Progresso nos negócios humanos. (Barrow)

   * Mas há uma outra razão que explica a elevada reputação das Matemáticas, é que elas levam as ciências naturais exatas uma certa proporção de segurança que, sem elas, essas ciências não poderiam obter. (Albert Einstein)

  * Uma geometria não pode ser mais verdadeira do que outra; poderá ser apenas mais cômoda. (Poincaré)

  * Para Tales... a questão primordial não era o que sabemos, mas como sabemos. (Aristóteles)

  * No que se refere à ciência, a autoridade de mil pessoas não vale o simples raciocínio de um indivíduo apenas. (Galileu)

  * Arquimedes será lembrado enquanto Ésquilo foi esquecido, porque os idiomas morrem mas as idéias matemáticas permanecem. "Imortalidade" pode ser uma idéia tola, mas provavelmente um matemático tem a melhor chance que pode existir de obtê-la. (G.H.Hardy)

   * De que me irei ocupar no céu, durante toda a Eternidade, se não me derem uma infinidade de problemas de Matemática para resolver? (Augustin Louis Cauchy)

 * Ouvi dizer que o governo iria cobrar impostos mais caros dos ignorantes em Matemática. Engraçado! Eu pensei que a loteria já era justamente isso! (Gallagher)

 * Para criar uma filosofia só é preciso renunciar à metafísica e tornar-se apenas um bom matemático. (Bertrand Russel)

* Não é paradoxo dizer que em nossos momentos mais teóricos podemos estar mais próximos de nossas aplicações mais práticas. (A.N. Whitehead)

 * O orgulho no ofício obriga os matemáticos de uma geração a desembaraçar-se do trabalho inacabado dos seus antecessores. (E. T. Bell)

  * A natureza está escrita em linguagem matemática. (Galileu)

 * Toda a educação científica que não se inicia com a Matemática é, naturalmente, imperfeita na sua base. (Auguste Conte)

* Toda a minha Física não passa de uma Geometria. (Descartes)

 * As leis da natureza nada mais são que pensamentos matemáticos de Deus. (Kepler)

* A Matemática é o mais maravilhoso instrumento criado pelo gênio do homem para a descoberta da verdade. (Laisant)

* Com abelhas ou sem abelhas, os problemas interessantes da Matemática têm, para o pesquisador, a doçura do mel. (Ary Quintela)

* É das hipóteses mais simples que mais devemos desconfiar, porque são aquelas que têm mais possibilidades de passar despercebidas. (Poincaré)



Extraído site: www.somatematica.com.br


Um comentário:

  1. Olá! estou dando uma olhadinha em suas resoluções na prova do prevupe 2012.na verdade estou tentando aki mesmo é lembra de algumas coisinhas, pois ja faz um tempinhu que terminei o ensino medio e realmente fugiu tudo da memoria a falta da pratica fez com que isso acontecesse, mas nada melhor que umas revisadas neh !!! então esses post estão me ajudando muito ..obg...ate mais.

    ResponderExcluir