sábado, 4 de abril de 2015

Atividade : Conjuntos




Exercício de Matemática - CONJUNTOS

01.  (INFO) - Após um jantar, foram servidas as sobremesas X e Y. Sabe-se que das 10 pessoas presentes, 5 comeram a sobremesa X, 7 comeram a sobremesa Y e 3 comeram as duas. Quantas não comeram nenhuma das sobremesas?
a) 1                          
b) 2                   
c) 3                  
d) 4                 
e) 0

02. (UF - Uberlândia) Num grupo de estudantes, 80% estudam Inglês, 40% estudam Francês e 10% não estudam nenhuma dessas duas línguas. Nesse grupo, a porcentagem de alunos que estudam ambas as línguas é:
 
a)25%                 
 b)50%               
c)15%                  
d) 33%                    
e) 30%

03. (Faee-GO) Dados os conjuntos: A= { 0,1,3,5 },  B= { 1,3,5,7 }   e   C={ 3,8,9 }, determine  o conjunto M= A – ( B U C )

04. Num grupo de 200 pessoas, 80 usam calça  e 40 usam sandália. Sabendo que 15 usam calça  e sandália, determine:

a) Quantos usam sandália e não usam calça ?              
b) Quantos não usam calça nem sandália?
c) Quantos usam calça  e não usam sandália?              
d) Quantos usam apenas um desses produtos?

05.Dados os conjuntos A={ 1,2,3,5,6} , B={3,4,5,6,8,9}, C={ 3,4,5,6} e D={ 5,6}, determine:

a) AUBUC=                     
b) B∩C∩D =                   
c) A – B =                  
d) (AUD) ∩ ( CUB) =

06.Represente os seguintes conjuntos:

a) Conjunto A dos números naturais pares.      
b) B={ x € Z / - 4 < x < 2 }          
c) C= {x € N /  x > 0}


07.(PUC-RIO) Uma prova com duas questões foi dada a uma classe de quarenta alunos. Dez alunos acertaram as duas questões, 25 acertaram a primeira e 20 acertaram a segunda questão. Quantos alunos erraram as duas questões?


08.Em um determinado colégio, todos os alunos podem ser separados em dois conjuntos: A, conjunto dos alunos que gostam de MPB e B, conjunto dos que gostam de rock. Esse colégio tem 680 alunos, A tem 450 alunos e B tem 350 alunos. Quantos alunos gostam de MPB e rock ao mesmo tempo?


09.Uma pesquisa de mercado sobre o consumo de três marcas A,B e C de um determinado produto apresentou os seguintes resultados:
 A= 120      B= 100     C= 80     A e B= 50        B e C= 30      A e C= 25   e   A, B e C= 8

Observe que nessa pesquisa todas as pessoas consumiram pelo menos um dos três produtos. Então, pergunta-se:

a) Quantas consumiram apenas o produto B?                 
b) Quantas consumiram somente um dos três produtos?
c)  Quantas consumiram mais de um produto?               
d)  Quantas pessoas foram consultadas nesta pesquisa?

10.Num grupo de 185 pessoas, 95 usam calça jeans e 45 usam tênis. Sabendo que 30 usam calça jeans e tênis, determine:

a) Quantos usam tênis e não usam calça jeans?               
b) Quantos não usam jeans nem tênis?
c) Quantos usam calça jeans e não usam tênis?                
d) Quantos usam apenas um desses produtos?

11. Sendo A = { x Є Z / 32/x = n, com n  Є N} e B= { x Є N* / x = 4m, com m Є N*}, determine o conjunto A∩B    e        A – B.

12. (Faee-GO) Dados os conjuntos: A= { 0,1,3,5 }, B= { 1,3,5,7 }e C={ 3,8,9 },  o  conjunto M= B – ( A U C ) é:

a) { 1,3,5 }                    
b) { 7 }                    
c) { 7,5,8,9 }                 
d) { 0,8,9 }                
e) { 1,5,7 }

13.Em uma classe de 60 alunos, cada uma deles  tem cabelos pretos ou olhos castanhos, 32 têm cabelos  pretos e 21 têm olhos castanhos. Determine o número de alunos que têm cabelos pretos e olhos castanhos.

14. . Dados os conjuntos A={ -2,-1,0,1,2}, B= { 0,1,2} e C= {-1,0,2,4}, calcule:
a) A U B              
b) A ∩ B         
c) A ∩ C           
d) A – B           
e)  (AUC)-C       
f) (AUB) ∩ C       
g) (AUB) – (AUC)           

15. . Numa classe de 120 alunos, 60 gostam de Matemática e 30 gostam de Biologia. Sabendo que 10 alunos gostam de Matemática e também de Biologia, responda:

a) Quantos alunos gostam somente de Matemática?
b) Quantos alunos não gostam de nenhuma das disciplinas citadas?







Atividade de Progressão Aritmética


Atividade - Progressão Aritmética

01.Determine o nonagésimo quinto termo da progressão aritmética (-3,0,3,6,...).
02.O sétimo termo de uma PA é 20 e o décimo é 32. Então o vigésimo termo é
    (A) 60             (B) 59              (C) 72              (D) 80           (E) 76

03.Numa estrada existem dois telefones instalados no acostamento: um no km 3 e outro no km 88. Entre eles serão colocados mais 16 telefones, mantendo-se entre dois telefones consecutivos sempre a mesma distância. Determine em quais marcos quilométricos deverão ficar esses novos telefones.

04. (UFSM) Tisiu ficou sem parceiro para jogar bolita (bola de gude); então pegou sua coleção de bolitas e formou uma seqüência de "T" (a inicial de seu nome), conforme a figura

0 0 0             0 0 0 0 0         0 0 0 0 0 0 0
   0                      0                        0
   0                      0                        0
                           0                        0
                           0                        0
                                                     0
                                                     0

Supondo que o guri conseguiu formar 10 "T" completos, pode-se, seguindo o padrão, afirmar que ele possuía:

a)mais de 300 bolitas.        
b)pelo menos 230 bolitas.       
c)menos de 220 bolitas.
d)exatamente 300 bolitas.   
e)exatamente 41 bolitas.

05.(FATES) Considere as seguintes seqüências de números:

I).   3, 7, 11, ...            II).  2, 6, 18, ...            III.)   2, 5, 10, 17, ...

O número que continua cada uma das seqüências na ordem dada deve ser respectivamente:

a) 15, 36 e 24       
b) 15, 54 e 24       
c) 15, 54 e 26         
d) 17, 54 e 26        
e) 17, 72 e 26

06.Quantos termos existem na progressão aritmética (-8, -4,0, 4, 8...,400)?

07.  Ache o sexagésimo número natural ímpar.

08.  O valor de x, de modo que os números 3x – 1, x + 3 e x + 9  estejam, nessa ordem, em PA é
a)  1                            
b)  0                  
c) -1                     
d) -2        
e)nda

09.Obtenha o primeiro termo de uma PA em que o vigésimo termo é 99 e a razão é 5.

10.(UEL) Interpolando-se 7 meios aritméticos entre os números 10 e 98, obtém-se uma progressão aritmética cujo termo central é:
a)45                         
b)52                     
c)54                    
d)55                 
e)57

11. (Uel) Uma criança anêmica pesava 8,3 kg. Iniciou um tratamento médico que fez com que engordasse 150 g por semana durante 4 meses. Quanto pesava ao término da 15• semana de tratamento?
a) 22,50 kg              
b) 15 kg                  
c) 10,7 kg            
d) 10,55 kg              
e) 10,46 kg